telefone48 3034.2009

Blog

0510

É possível viver sem!

Escrito por Colégio CEB

Nossa sociedade é uma grande consumidora de produtos e serviços mas infelizmente os indivíduos realmente preocupados e envolvidos com questões ambientais ainda são minoria. Em uma geração com tanta familiaridade com a tecnologia é essencial despertar o senso crítico já na infância, a fim de motivar ações sustentáveis que visem a preservação de nosso meio ambiente. É urgentemente necessário pensar no planeta coletivamente, cuidando de nossos resíduos para a manutenção da qualidade de vida das futuras gerações.

Em uma sociedade consumista onde os bens recebem demasiado valor e a natureza é depreciada a cada dia, necessita-se de uma nova forma de enxergar a realidade, de reencontrar a essência do ser, de reconstruir pensamentos e hábitos já incorporados em nossas rotinas. Observando atentamente o triste rumo ao qual nosso planeta se encaminha e com o desejo latente de fazer a diferença, surge o projeto “É possível viver sem!”.

A conscientização é a base do projeto, que visa atingir a comunidade escolar a partir da turma em que o projeto foi aplicado (2º Ano EFI), expandindo suas ações para as famílias, demais turmas, equipe de funcionários CEB, comunidade local e parceiros.

Ainda que com um conhecimento prévio bastante raso, cada criança pôde contribuir com experiências e relatos de como sua família trabalha com a questão Sustentabilidade e o projeto foi se desenhando a partir do que as crianças apresentaram. As ações do projeto “É possível viver sem!” seguiram o mesmo viés de conscientizar e depois demonstrar na prática uma nova alternativa sustentável para substituir um hábito inadequado.

Desenvolvemos ações de separação e reutilização de resíduos; recolhimento de materiais como tampas de plástico, lacres de metal e óleo de cozinha usado; fizemos compostagem com resíduos orgânicos produzidos na instituição; plantio de bucha vegetal que será enviado às famílias para substituir o uso das esponjas de louça; conversamos sobre o descarte incorreto de lixo e sua consequência para o hábitat dos animais, em especial marinhos; observamos com olhar mais atento e crítico as ações sustentáveis que a escola já pratica; detalhamos o processo de captação da água da chuva, já feito pela escola e também da geração de energia fotovoltaica, também existente na instituição; fizemos a entrega de copos reutilizáveis que a escola fez para os funcionários aniversariantes; incentivamos o uso de garrafas reutilizáveis para as crianças beberem água durante as aulas, deixando de usar copos descartáveis; o consumo de alimentos naturais também foi um ponto bastante reforçado e praticado pela cantina CEB; trabalhamos a questão de compartilhamento de conhecimento através do Escambo Literário, onde os alunos puderam trocar livros entre si, evitando a compra; fizemos uma oficina de marcadores de página utilizando apenas materiais reciclados; presenteamos os alunos na Páscoa com lembranças sem embalagens plásticas; mostramos aos alunos a reutilização de papeis dentro da rotina escolar; realizamos maquetes e trabalhos avaliados com reutilização de materiais; a professora da turma conduziu um momento de conscientização em relação à geração de lixo em especial resíduos plásticos, com a equipe de funcionários do Supermercado Giassi – loja de Areias, parceiros do projeto que, junto com o Colégio CEB, promoveram o produto final do projeto “Um dia sem sacolas plásticas”. Dia no qual realizamos uma saída de estudos onde as crianças foram ao local visitar a loja, conhecer seus bastidores e participar desse momento tão importante com a comunidade local.

O projeto foi um grande marco para todos os envolvidos. Ficou nítida a mudança de pensamento e hábitos. A sustentabilidade é um ponto que merece ser trabalhada com atenção e respeito, visto que depende de nossas ações a conservação dos recursos naturais de nosso planeta. Está em nossas mãos o futuro sustentável que precisamos. O projeto “É possível viver sem!” foi apenas um alerta, um primeiro passo de uma longa e árdua caminhada. Convidamos você a caminhar conosco em busca de um futuro mais verde para todos!

ASSINATURA BLOG - PRISCILA

Outros posts

CAPA

A responsabilidade compartilhada entre escola e família, na busca da qualidade alimentar.

Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma...

Mais detalhes
CAPA BLOG

Tarefa de casa? É importante sim!

     Para a maioria das famílias, a rotina semanal é bastante intensa, mas acompanhar a lição do filho não é perder tempo....

Mais detalhes
CAPA BLOG

Energia Fotovoltaica – #CEBSustentável

Hoje o CEB é referência quando o assunto é sustentabilidade. Prova disso é que somos o primeiro colégio de São José a...

Mais detalhes
DSC_0002

Como montar a lancheira do seu filho?

Já estamos no segundo semestre e as ideias de lanche se esgotaram, então fica a dúvida: o que colocar na lancheira do seu filho?...

Mais detalhes