Bilíngue

BannerPagBiligueSite

O que é ser
Bilíngue?

Além de podermos assistir a filmes sem legendas, entender aquela música penetrante da minha banda preferida e poder viajar com maior facilidade, saber duas ou mais línguas significa que o nosso cérebro pode ter um aspecto diferente e funcionar de modo diferente dos nossos amigos monolíngues.

Mas tome o nosso país como exemplo. É falso dizer que o Brasil é um país monolíngue. Existem mais de 200 línguas em território nacional sendo faladas, muitas por influência de nosso processo de colonização exploratória e que remonta a alguns séculos passados.

Ser bilíngue é o termo cunhado àquela pessoa que sabe falar duas ou mais línguas. Entretanto, o processo de aquisição de conhecimento e cultura através de uma segunda linguagem vai além do processo em si. O bilinguismo ultrapassa o ato de falar um idioma e explora muitas outras funções dos processos cerebrais, proporciona maior criatividade e comportamentos.

É um mito crer que a educação por meio do uso de duas ou mais línguas confunde a criança enquanto ela está aprendendo e desenvolvendo habilidades de compreensão e produção em outros idiomas. Muito pelo contrário, esse processo proporciona um leque maior para resolução de problemas através de uma criatividade ampliada.

Aos que aprendem uma segunda língua após os 10 anos de idade, é fato que os esforços para que o cérebro realize os processos envolvidos é maior, entretanto, com diferentes técnicas de ensino e aprendizagem a aquisição pode ser efetuada com êxito.

Algumas vantagens de um bom programa de ensino bilíngue dentro do próprio ambiente escolar se referem à vantagem competitiva da instituição de ensino frente a outras que não oferecem esse serviço, aos alunos que aprendem de forma natural e divertida através de metodologias diferentes e eficazes e porque estarão melhores preparados às situações futuras que os esperam tornando-se cidadãos do mundo tendo a opção de estudar e viver em outros países.

baloesMaterialDiferenciado